segunda-feira, novembro 30

Bolsas e investimentos pelo mundo.

Enquanto no mercado movimentado brasileiro, guiado pela Ibovespa que foi guiada pelos investidores externos, principalmente os poderosos dos Emirados Árabes, que estão em busca de medidas econômicas que auxiliem a sua recuperação depois da moratória estabelecida pela empresa Dubai World. É extremamente normal que o mercado recue de forma tão abrupta como foi visto nos útimos meses, devido a alta especulação que ocorre no mercado brasileiro de investimentos. Com toda essa oscilação externa a Ibovespa fechou em baixa nesta Segunda-feira atingindo os 67.044 pontos, refletindo os impactos externos no mercado financeiro nacional.
Já nos Estados Unidos o petróleo é o investimento que rendeu de forma mais corrente neste dia 30 de novembro, em Nova York o preço do barril encomendado para Janeiro bate na casa dos US$77,28, isto mostra que os Estados Unidos não dependem tanto do investimento externo como o Brasil que ainda sente o impacto negativo em Dubai. Mesmo Dow Jones fechou em alta, ignorando as oscilações nos Emirados Árabes. Talvez Dubai seja uma grande bolha que um dia irá afetar concretamente o cenário de países dependentes de investimentos estrangeiros, como o Brasil.
Nessas horas é bom buscar a alternativa que renderá na crise, atualmente o grande investimento é o Ouro, com uma alta de 14,91% em novembro. Hoje mesmo com a queda do Ibovespa a MMX apresentou alta de 2,91%, devido ao investimento estrangeiro. No acumulado do ano, as atenções continuam voltadas para a Vale do Rio Doce com valorização de 85,94%. Mostrando que mesmo com o investimento especulativo externo dos estrangeiros o Brasil ainda possui altas possibilidades de ganho, sejam em crises de norte-americanos ou de asiáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário