sexta-feira, janeiro 29

Capital estrangeiro e o início de ano.

Para os investidores que começam a acessar aos poucos suas carteiras neste início de ano pode ter sido um choque ver algumas ações caírem tanto em tão pouco tempo, mesmo que sejam ações fortes, como VALE e OGX. Bom para começo de análise da atual conjuntura do índice Bovespa, tem-se que ter em mente a importância dos investidores estrangeiros para o desenvolvimento da bolsa de valores brasileira. Estes investidores, que na realidade são grandes bancos estrangeiros (principalmente dos Estados Unidos), conseguem fazer uma ação de um valor, as vezes não muito alto variar conforme sua necessidade. Através de um software muito utilizado pelos acionistas, o Homebroker, o banco consegue comprar um lote muito alto de ações e fazer seu preço oscilar em questão de minutos. Desta forma, opera um lucro consideravelmente alto e faz com que o mercado de uma determinada ação satisfaça a sua necessidade momentaneamente.
Explicado este ponto, é de se esperar que devido as novas regulamentações relacionadas aos bancos dos Estados Unidos, o cenário brasileiro teve retirada de dinheiro por partes destes, visto que a reserva para qualquer imprevisto tem de ser maior dado o momento de incerteza pelo qual se passa a relação entre bancos estrangeiros e o FED (Banco Central dos Estados Unidos). Consequentemente com a retirada de capital de uma determinada ação, o preço desta tende a cair. Quanto maior o lote vendido maior a queda.
Portanto no final das contas é de se esperar esta oscilação do índice brasileiro. É neste momento que o investidor autônomo tem que se mostrar informado, correndo atrás das ações que tem demonstrado indiferença para com a situação estrangeira. Como exemplos pode-se citar o Itaú Unibanco que operou alta de 2,98% sendo cotado a R$36,89, outro exemplo é o Bradesco que mostrou-se forte, operando alta de 1,69%, sendo negociado ao preço de R$ 31,76. Logo é de se perceber que opções ao pequeno investidor não faltam, este deve informar-se e não insistir num cenário que se apresenta momentaneamente inoportuno para a participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário